Informações Protegidas

Que a Segurança da Informação é algo fundamental nos dias de hoje ninguém mais duvida. Com o aumento na capacidade dos pen-drive, Hds externos e a popularização dos notebooks conseguimos carregar uma quantidade cada vez maior de informações por onde vamos.

Por um lado esta situação é muito boa pois permite o acesso rápido a textos, planilhas e figuras em qualquer lugar. Infelizmente nem tudo faz parte da solução. Você já pensou e se o notebook for roubado? O que fazer para proteger as informações sigilosas ali armazenadas? Lembre-se, muitas vezes a informação no HD (interno ou externo) vale muito mais do que o hardware onde ela está armazenada.

Quem não possui um notebook ou guarda suas informações em um pen-drive ou HD externo pode estar pensando: então este texto não é para mim. Os dados armazenados no seu desktop também podem ser sigilosos e como fazer para protegê-los quando você não está próximo ao seu computador? Por exemplo, quando você, por algum motivo, envia seu micro para a manutenção, como cuidar das informações ali armazenadas? Nada contra as assistências técnicas mas você deve tomar cuidado com sua privacidade.

Para solucionar este problema, uma série de ferramentas já estão disponíveis com o objetivo de criptografar as informações armazenadas no HD.

Um exemplo é o Cypherix LE (http://www.cypherix.com). Com este utilitário você vai poder criar espaços criptografados no disco rígido para guardar documentos, planilhas, apresentações, fotos ou qualquer outro tipo de arquivo.

Cada espaço é criptografado e protegido por uma senha. Nesta versão gratuita cada uma destas áreas pode conter até 25MB de informação. Para isto basta criar o “container” ou pasta e depois arrastar para dentro dele os arquivos desejados. Bastante simples de utilizar.

Com o Cypherix você também pode criptografar o conteúdo de pen-deives, Hds externos e até e-mails. No caso das mensagens, o destinatário não precisa ter instalado no seu computador o Cypherix, deve apenas conhecer a senha que o texto foi encriptado. Este aplicativo é compatível com todas as versões do Microsoft Windows.

No site do utilitário, além da área de download você vai encontrar um repositório com várias perguntas e respostas, além de um completo help on-line

Agora você pode aumentar a segurança das informações armazenadas no seu computador.

Para quem utiliza sistema operacional linux pode instalar a ferramenta VeraCrypt – (https://veracrypt.codeplex.com/), baseado no código do TrueCrypt, ferramenta que foi descontinuada pelos desenvolvedores. Fiz um vídeo da ferramenta TrueCrypt, que serve de base de conhecimento para utilização do Vera Crypt.


http://analistati.com/video-criptografia-rapida-com-truecrypt/

Artigo publicado originalmente do blog http://gilberto.sudre.com.br/informacoes-protegidas, por Gilberto Sudré (com modificações)

Crédito da imagem: pixabay.com

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!