Uma pesquisa muito interessante feita pela Google, mostra para onde os leitores olham ao pesquisarem no site.

Google quer saber para onde você olha

Quando o usuário faz uma busca, a decisão de que resultado escolher é tomada em segundos. Para tentar descobrir o que desperta a atenção do internauta, o Google está estudando o movimento dos olhos.

O grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário da empresa chegou à conclusão de que as pessoas avaliam a página com os resultados de busca tão rápido que a maior parte das decisões é inconsciente.
Para tentar entender melhor o que determina as escolhas, a equipe está usando equipamentos que mapeiam os movimentos dos olhos em testes de laboratório.

Claro que o mapeamento de olhos não nos diz o que eles estão pensando, mas nos dá uma boa ideia sobre que parte da página eles estão pensando”, explicam Anne Aula e Kerry Rodden, pesquisadoras do Google

Os testes mostram que as pessoas tendem a olhar para os resultados em uma determinada ordem – do primeiro para baixo, até que encontrem um resultado útil e cliquem. O padrão de visualização mostra que as pessoas em geral não vão além dos dois primeiros resultados.

Uma das conclusões dos pesquisadores é que ícones de imagem e vídeo podem ajudar o usuário a encontrar os resultados buscados sem atrapalhar o padrão de visualização.

Os estudos de mapeamento dos olhos não são úteis apenas para buscas. O time também aplica os testes para descobrir como melhorar outros produtos, como Google News e Image Search.

Fonte: Info Online – Daniela Moreira

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!