O sistema operacional mais esperado do ano, com uma plataforma baseada na computação em nuvem, o Google libera a versão de download, com código totalmente aberto do seu sistema operacional, Chrome OS.

O Chrome OS foi anunciado oficialmente pelo Google em julho deste ano.

Estamos desenhando o Google Chrome para pessoas que vivem na internet, procurando informações, acessando e-mail, lendo notícias, comprando ou simplesmente mantendo contato com seus amigos”, definiu a empresa.

A exemplo do Linux, o novo sistema operacional será opensource (código aberto), o que significa que programadores de todo o mundo poderão realizar modificações no sistema, tornando-o melhor a cada atualização.

Veja esses vídeos demonstrando o funcionamento do sistema.

O Chrome OS será apenas baseado em aplicativos na web. “O sistema se baseia em três pilares: velocidade, segurança e simplicidade”.  Entre as vantagens do sistema estão um boot muito rápido – o Google exibiu PCs carregando o sistema em sete segundos – e a possibilidade de acessar todos seus dados e configurações preferidas a partir de qualquer PC com Chrome. Afinal, para iniciar o uso do sistema o usuário deve ter uma conta @gmail e fazer login na máquina – como já acontece em celulares com Android, por exemplo.

O navegador Google Chrome tem atualmente mais de 30 milhões de usuários. Em 2010, a empresa espera firmar o sistema operacional no mercado, como um forte concorrente da Microsoft e da Apple, que assina o Mac OS.

Desenvolvido para ser leve, rápido, seguro e proporcionar ao usuário uma experiência de uso rápida e confortável na web, o novo programa é baseado no Google Chrome, navegador lançado no ano passado para atender o novo jeito dos consumidores usarem novos aplicativos e uso da Internet.

O sistema operacional será lançado a tempo das compras de final de ano. Para desenvolvedores, o código do Chromium OS já pode ser baixado em http://www.chromium.org/.

Abraços a todos

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!