Cuil (pronuncia-se ‘cool’) foi lançado no último fim de semana, com mais de 120 bilhões de páginas indexadas. Uma start-up liderada por ex-funcionários do Google (conhecido como Googlers) revelou no último domingo (28/07) um novo serviço de buscas na web que tem o objetivo de desbancar o líder do setor: o Cuil (pronuncia-se ‘cool’)

“Nossos avanços em tecnologias de busca nos permitem indexar muito mais da internet, colocando quase toda a web nas pontas dos dedos dos usuários”, afirma Tom Costello, co-fundador da Cuil e seu CEO. Segundo a empresa, seu mecanismo vai além das técnicas de pesquisa atuais, que focam nos links web e nos padrões de tráfego das páginas. O Cuil, afirma, analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada solicitação de busca. A empresa diz ter indexado mais de 121 bilhões de páginas com um investimento de US$ 5 milhões.

Danny Sullivan, analista de buscas na web e editor da Search Engine Land, afirma que a Cuil pode explorar insatisfações dos usuários do Google, como os fatos de seus resultados favorecem sites já populares e basearem-se muito em sites como a Wikipedia. “O momento pode ser bom para o surgimento de um competidor”, afirma ele, que acrescenta: “mas competir com o Google não é uma tarefa fácil, como a Microsoft pode dizer”.

Fundada em 2006, a Cuil já levantou US$ 33 milhões de investidores. Além de Costello, seus criadores são sua esposa, Anna Patterson, e outros dois ex-Googlers. Russell Power e Louis Monier. No currículo, eles têm trabalhos para a IBM, eBay, Altavista, BabelFish e o próprio Google.

Só resta saber se vai concorrer com o google, tem que crescer muito, mas sempre é bom ter novas empresas para incentivar a busca por novas tecnologias cada vez mais interativas e dinâmicas.

O google é muito bom, hoje em dia quase ninguém vive sem ele, pelo menos eu, rsrs. Possui ferramentas indispensáveis para o dia a dia das pessoas. Com o advento da web 2.0, as pessoas passaram a ser autoras dos mecanismos de informação, disseminando mais conhecimento e opiniões, quem sabe surge novas ferramentas com esse concorrente.

Fonte

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!