Endless OS, um sistema linux feito para todos

Enquanto o mercado de tecnologia está focado em smartphones e serviços em nuvem, uma empresa do Vale do Silício está investindo em um novo sistema operacional para o bom e velho computador, rico em conteúdo para quem não tem acesso constante à banda larga.

O Endless OS está disponível para download gratuito e vem com um pacote de mais de 100 aplicativos, incluindo uma enciclopédia com 80 mil artigos, videogames, editor de foto, audio e vídeo e o pacote do Libre Office. Tem conteúdo pra toda a família, para estudo, trabalho e entretenimento. A ideia é que todas as pessoas possam ter acesso à informação por meio de um computador, independentemente da conexão.

O Endless OS é uma distribuição Linux e foi desenvolvido pela Endless depois de três anos de pesquisa com usuários potenciais em favelas e zonas rurais no Rio de Janeiro, Guatemala e Índia. A interface é bastante amigável e intuitiva e lembra a navegação de um smartphone.

Do lado da engenharia, o sistema foi desenhado levando em consideração as deficiências de infraestrutura de banda larga que ainda afeta mais da metade da população mundial. Da concepção dos aplicativos e seu desempenho nos modos online e off-line, à forma como as atualizações de software são realizadas, sua infraestrutura garante um ótimo desempenho mesmo em máquinas antigas ou de segunda mão.

“O custo dos serviços de dados terá de cair em 90%, em média, para que a internet se torne universalmente acessível”, disse Matt Dalio, fundador e CEO da Endless. “A característica principal é promover uma experiência de internet assíncrona, permitindo aos usuários acessar conteúdos comumente disponíveis na internet, como Wikipedia, vídeo aulas da Khan Academy, notícias, dicas de saúde e receitas, por exemplo, quando lhe for conveniente, sem limitações de planos de dados.”

 

Distribuições Linux

A maioria das distribuições Linux são orientadas para desenvolvedores com experiência em tecnologia. Para atender às necessidades específicas de usuários em áreas menos desenvolvidas, a Endless adotou uma abordagem diferente, centrada na simplicidade.

“O Endless OS foi construído a partir do kernel Linux, do desktop GNOME e de outros sistemas populares de código aberto. É baseado em uma extensa pesquisa de campo com usuários em diferentes partes do mundo. O resultado é um sistema operacional sólido, bonito e fácil de usar, e que esperamos que possa contribuir para melhorar a vida das pessoas”, disse Jonathan Blandford, VP de Engenharia da Endless. “Ao disponibilizar o Endless OS para download, nosso objetivo é abrir essa experiência para uma comunidade mais ampla de entusiastas e usuários em potencial.”

Quem tem internet e quer experimentar um novo sistema operacional baseado em Linux, mas com uma interface bonita, simples e intuitiva, pode baixar a versão básica do sistema. Essa versão vem com o navegador Chromium, LibreOffice, leitor de audio e vídeo, queimador de queimador de CD/DVD, organizador de fotos, calculadora e organizador de agenda, emails e contatos.

Para pessoas com nenhum acesso ou acesso limitado à internet, o Endless OS pode ser baixado em sua versão completa, que inclui tudo que tem na versão básica e mais uma centena de aplicativos acessíveis off-line: há informações sobre saúde, educação, negócios, entretenimento, Enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipedia, Escola Virtual com vídeos da Khan Academy, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar.

Além de disponibilizar o Endless OS para download gratuito, a Endless também tem seu próprio hardware, o Endless mini, que está a venda no site da empresa. Com um design premiado na úlltima CES em Las Vegas, o Endless mini é uma CPU que pode ser conectada a uma televisão ou a um monitor.  O Sistema também está disponível de fábrica em notebooks da Asus, a venda nas americanas.com, submarino.com.br e shoptime.com.br.

Sobre a Endless

A Endess foi fundada em 2012 com a missão de prover conteúdo e computadores a preços acessíveis para pessoas em qualquer parte do mundo. Além do sistema operacional Endless OS, a empresa produz o computador Endless e o premiado Endless Mini.

A Endless é uma empresa americana e brasileira, com sede em San Francisco e no Rio de Janeiro, e escritórios na Cidade do México, Guatemala, Taipei e Londres, com representantes na Jordânia e nos Emirados Árabes Unidos. Saiba mais sobre a Endless em www.endlessm.com.

COMO BAIXAR
Site da empresa: https://endlessm.com/pt-br/

 

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!