A internet está crescendo, as redes sociais e os relacionamentos virtuais estão cada vez mais interativos, com isso a privacidade dos usuários está cada vez mais precária.

Bom uso da internet

[ad#Adsense1]

É preciso muita conscientização, principalmente das crianças que começam a descobrir a internet, como meio de diversão e aprendizado. Os pais devem buscar caminhos para que seus filhos saibam que a internet deve ser usada com cautela, pois existem muitos perigos escondidos (pornografia, pedofilia, vírus, vício).

Pense bem antes de publicar qualquer coisa na internet, qualquer informação postada se propaga rapidamente e milhões de usuários acessam e redistribuem isso, ocasionando uma corrente sem fim. E quando essa informação for uma ofensa, uma difamação,  gera cyberbulling, que é o uso da internet pra humilhar ou ofender uma pessoa.

É preciso multa conscientização por parte de pais e professores para que as crianças utilizem a internet da maneira correta e saibam que a internet não é brincadeira. A internet aproxima pessoas, reduz distâncias, dá acesso à informação, ao exercício da cidadania e à liberdade de expressão. Movimentar-se livremente num ambiente que oferece tantas possibilidades exige bom senso, cuidados e alguma objetividade para não se perder em meio à enorme quantidade de links.

As estatísticas não são muito favoráveis, uma pesquisa realizada por um portal de educação (www.educacional.com.br), mostrou que a maioria dos adolescentes utilizam a internet sem supervisão nenhuma, a pesquisa também mostrou que 23% passam noites em claro por causa da internet, além de se exporem a comportamentos de risco quando os pais não estão por perto. Muitos usam a rede para encontrar “ficantes” e até parceiros sexuais. A maioria (71%) costuma postar fotos, sendo que 7% já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede e quase 7% costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem.  (Fonte: Gazeta On-line)

Com o objetivo de educar e eliminar esses problemas, surgiu o Guia para o Uso Responsável da Internet, que pretende ser uma bússola de navegação para crianças, pais e professores interessados em tirar o melhor de suas experiências na web. Reúne dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e algumas reflexões sempre atualizadas com o que há de mais novo no mundo virtual.

Um dos objetivos desse Guia é aproximar quem nasceu antes e quem nasceu depois do surgimento da internet para que a tecnologia seja usada de forma saudável e participativa por crianças e adultos. Afinal, a rede de computadores é, antes de tudo, uma rede de pessoas de todas as idades trocando informações e experiências. Cabe as escolas juntamente com os pais buscarem alternativas concretas para minimizar os problemas da má utilização da internet. Nesse contexto,  a integração escola família é muito importante, é preciso  que as crianças entendam como é, e como funciona internet, se utilizada da maneira correta pode contribuir consideravelmente para sua formação e vivência numa sociedade cada vez mais conectada.

Veja vídeo da campanha

No site você encontra várias histórias, matérias e material para utilizar com crianças e adolescentes, mostrando os perigos e ameaças que a má utilização da internet poca causar.

 

Baixe a cartilha agora!

Assista também reportagens sobre o assunto

Site Oficial da Campanha

 

E você influencia o bom uso da internet? Deixe sua opinião! Participe das discussões!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!