Caminho Futuro

Sabemos que todo profissional, seja de qualquer área precisa ter um currículo moderno, simples e claro, nesse artigo ensinarei algumas dicas para fazer seu currículo e garantir sua vaga no mercado.

O currículo de um profissional tem que ter a cara dele, características que possam vir a ser interessantes para o seu futuro empregador são importantíssimas, além da sua experiência profissional e acadêmica.

Por favor, esqueça aquela ideia de que currículo bom é currículo grande. Ninguém tem paciência de ficar lendo páginas e páginas daquela baboseira que você colocou no CV só para ele ficar grosso. Hoje, é inconcebível um currículo de mais de duas folhas e mesmo assim, só em casos especialíssimos de profissionais com décadas de experiência. Você, que está começando carreira, deve optar, com certeza, por um CV de uma só folha. Se for extenso demais, com certeza, vai parar no arquivo redondo, ou seja, no lixo porque ninguém vai ter paciência de ler. Hoje, as empresas precisam de agilidade. Demonstre a sua capacidade de síntese e facilite o trabalho do profissional de Recursos Humanos, certamente você ganhará pontos.

Além disso tudo, você deve ter sempre em mente que o currículo deve ter tudo aquilo sobre o qual você quer e considera relevante falar no seu encontro com seu futuro empregador. O currículo é a pauta da entrevista.

 

[ad#Adsense1]

Dicas dos especialistas :

– Lembre-se que o currículo é seu cartão de visitas;
– Antes de começar a fazer, relembre todas as informações sobre você (escolaridade, empregos anteriores, experiências, cursos, viagens) e faça uma boa seleção. Para o currículo só vai o que é realmente importante;
– Sempre faça a revisão ortográfica. Erros de Português podem eliminar as chances do candidato.

 

Um bom currículo:
– Deve ser simples curto, objetivo, ter conteúdo e estar sempre atualizado;
– Ter no máximo 3 páginas;
– Não deve possuir assinatura do profissional no final.

 

Modelo básico:
– Dados pessoais – nome, endereço, telefones, fax, e-mail. Número do CPF, RG e título de eleitor são desnecessários.
– Área na qual você tem interesse em trabalhar.
– Resumo profissional:

Coloque as três últimas experiências resumidamente. e pode destacar alguma outra que você considere interessante. Relate brevemente a sua formação escolar, cursos extracurriculares e de idiomas. Destaque experiências pessoais que você considera importantes para seu desempenho profissional.

 

Evite erros comuns:

– O currículo não deve ter muitos detalhes estéticos de digitação;
– Criatividade em algumas carreiras como publicidade, cinema, teatro é importante, mas em excesso pode ser mal interpretada.
– Não invente, nem aumente! Só coloque informações que depois você poderá comprovar. – Não cite hábitos pessoais ou hobbies, salvo, se eles forem fundamentais para sua vida profissional.

 

A nova era do currículo

Em breve o currículo de papel terá o mesmo destino do VHS, do disco de vinil e do filme fotográfico, ou seja, ficará na lembrança. Com a inovação tecnológica, é grande o número de empresas que já fazem seus processos seletivos via Twitter, Facebook, Orkut e celular (SMS). Há até entrevista de emprego pelo MSN. Isso sem contar nas inúmeras formas de cadastrar os dados profissionais em sites ou enviá-los digitalizados.

Existe também modelos de currículo em vídeo, isso mesmo, o profissional faz um pequeno vídeo falando sobre suas qualidades e experiências e divulga na internet, claro que não pode ser um vídeo fuleiro, é preciso qualidade e profissionalismo para fazer seu vídeo. O site  Canal RH é especializado em cadastro de currículos em vídeo, cadastre o seu.

Hoje, há uma infinidade de inovações no processo seletivo, existem empresas que já fazem entrevista de emprego no MSN. Também há, principalmente no exterior, empresas que enviam informações sobre o seu processo seletivo via SMS, diretamente para o celular do candidato.

A falta de avanço no processo seletivo digital esbarra não só na falta de confiança no sistema por parte dos profissionais, como também no despreparo de algumas empresas para as novas tecnologias.

Um estudo divulgado semana passada pela Mowa – grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas – revela que apenas 5% das empresas brasileiras podem ser consideradas “móveis” e que só 12% delas possuem um site móvel (preparado para ser acessado de um celular).

“Isso quer dizer que 88% das empresas estão recusando a visita de um público especialmente interessante, e que cresce a números impressionantes no Brasil e no mundo”, lamenta o sócio-diretor da Mowa, Guilherme Santa Rosa.

Contudo, independentemente da tecnologia utilizada no processo seletivo ou para promover a carreira, os consultores são unânimes: nada substitui a qualificação profissional e os valores humanos como a integridade e a ética.

 

Dicas para não errar no currículo virtual

Português. O fato do currículo não ser de papel não significa que seja aceitável erros de português, muito menos palavras abreviadas como são usadas em salas de bate-papo na internet.

Portfólio. Se o site ou o e-mail permitirem, inclua um portfólio seu, com mostras do seu trabalho.

Contas. O ideal é ter duas contas de e-mail: uma para assuntos pessoais, e outra, para profissionais.

Links. Os currículos online têm a grande vantagem de incluírem links que podem levar o selecionador a checar seu site, blog, ou outro local que fale mais sobre você e a sua vida profissional.

Atualização. Currículos online devem ser sempre atualizados.

Vídeo. Uma boa opção é enviar um videocurrículo. Mas cuidado: um vídeo malfeito pode acabar com suas chances. Construa um roteiro básico, assim como no papel, desde a apresentação até experiência profissional. Não deve ultrapassar os cinco minutos.

Celular. Para outros tipos de seleção, como o envio pelo celular, é fundamental que a pessoa procure saber se a empresa usa esse serviço e qual o número exato para enviar ou receber o arquivo.


Onde cadastrar seu currículo:

  • http://www.linkedin.com – Rede Social que funciona como um currículo on-line, com todas as suas qualificações, portfólios. Além disso o site proporciona troca de experiências com outros usuários.
  • http://www.via6.com – Rede Social nos moldes do Linkedin, com cadastros de informações diversas sobre sua profissão e suas experiências.
  • http://www.curriculum.com.br – Esse site é inteiramente dedicado ao envio de currículos. É um grande banco de dados no qual você pode inserir seu CV em detalhes e o melhor, sem pagar nada.
  • http://www.catho.com.br – No ícone “perguntas mais freqüentes”, você encontra respostas para dúvidas sobre currículos, entrevistas e outras questões do processo seletivo.
  • http://www.interjob.com.br – Publica a tabela de cargos e salários do Grupo de Permuta de Informações Salariais do Rio de Janeiro.

 

Além de ter um ótimo currículo é preciso maestria e saber falar bem em público, assista esse vídeo com dicas de como se dar bem nesse quesito.

 

Modelo de Currículo.  Baixe Agora !

[download id=”23″]

Confira as dicas do Max gehringer, do Fantástico. Baixe Agora!

[download id=”49″]

[download id=”51″]

Fontes: Gazeta Online e Fantástico – Rede Globo (Com Adaptações)

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!