Sem dúvida, o YouTube, BiTorrente e eMule são uma dor de cabeça quanto usados de maneira errada nas empresas, quantas vezes a rede fica lenta ao extremo e os administradores não sabem o porquê. Sabe aquele funcionário engraçadinho que vive usando o e-Mule para baixar aqueles clips musicais para sua própria diversão e aquele cara que resolveu baixar um filme básico, são fatores assim que às vezes dificultam demais a rede coorporativa.


Compre preços de Placa de Rede, Clique Aqui

Uma boa alternativa para ficar de olho nesses entraves é o programa NTOP, pode ser instalado em servidores windows ou linux, facilitando a identificação de pontos da rede com maior utilização da banda.

(Clique aqui para amplicar)

Características e Funcionalidades:

  • Analisa os pacotes que trafegam na rede;
  • Lista e ordena o tráfego de rede de acordo com vários protocolos;
  • Exibe estatísticas de tráfego;
  • Armazena estatísticas de forma permanentemente em bancos de dados;
  • Identifica passivamente várias informações obre os hosts da rede, incluindo o sistema operacional executado e endereço de e-mail do usuário da estação;
  • Exibe a distribuição do tráfego IP entre vários protocolos da camada de aplicação;
  • Decodifica vários protocolos da camada de aplicação, inclusive os encontrados em softwares do tipo P2P;
  • Atua como coletor de fluxos gerados por roteadores e switches através da tecnologia NETFLOW;
  • Possui um WebServer integrado que permite consultas às informações através de um browser.


Na página oficial do NTOP (http://www.ntop.org/) você encontra muita documentação, binários, códigos fonte, etc… Você também pode baixar fontes direto do Souceforge http://sourceforge.net/projects/ntop .

Preços Imperdíveis de roteadores, Comparem.

Mais informações:

http://imasters.uol.com.br/artigo/6498/redes/monitorando_redes_utilizando_ntop/

http://info.abril.com.br/download/5248.shtml


Abraços a todos !




Posts Relacionados:

Related Posts with Thumbnails