Porque compartilhar experiências?

Compartilhe Experiências
Simples, para aprender e buscar modelos de experiências que dão certo, sem ficar quebrando a cabeça.

É verdade! Recentemente fui contratado para trabalhar na área de TI de uma empresa, ao começar a trabalhar, me deparei com vários problemas que deviam ser resolvidos quanto antes. No meu antigo trabalho, numa empresa menor, não lidava com tamanha quantidade de informações, os processos de TI eram bem simplificados. Ao iniciar essa nova empreitada, fiquei meio perdido, me perguntando. O que fazer? Qual a melhor maneira de solucionar esses problemas? Qual tecnologia a ser usada? Quais os mecanismos têm melhor qualidade e benefícios satisfatórios?

Que dilema, a vida tem muitos desafios e esse eu resolvi encarar, entrei em contato com vários profissionais de TI de outras empresas, visando formar ideias e buscar modelos e métodos de trabalho.

Conversei bastante com esses profissionais, fui muito bem atendido e percebi que o conhecimento compartilhado gera aprendizado, um grupo de pessoas trabalhando unido pode solucionar problemas que uma sozinha jamais conseguiria. Além de aprender, estamos criando uma rede de contatos, acrescentando mais valor a nossa profissão, você conhece e é reconhecido.

Nas minhas análises dentro da empresa e conversando esses profissionais, enumerei alguns tópicos importantes que devem ser analisados na área de TI.

•    O ambiente de TI da empresa é confiável?
•    É possível manter os dados e os sistemas sem a preocupação de paradas inesperadas de dados ou retrabalho?
•    O backup da sua empresa é confiável, tem backup externo, é diário?
•    Em caso de problemas no ambiente, o backup conseguirá recuperar dados?
•    Existe um plano de contingência do ambiente de TI?
•    A comunicação está realmente suportando a quantidade de dados trafegada.
•    As pessoas estão preparadas para sistema implantado,

Um item que deve ser analisado com bastante atenção nas organizações, principalmente nas que dependem dos recursos da Web (WWW, Web Services), é o uso da internet para fins particulares pelos funcionários e colaboradores. O sistema para funcionar precisa de tráfego limpo na rede, se os funcionários ficarem usando a rede para fins próprios (EMULE, DOWNLOADS, VÍDEOS), pode gerar vários gargalos, fazendo parar o sistema, desviando a empresa do seu foco, que é as transações com seus clientes e fornecedores. É preciso acabar com o lixo eletrônico.

O que deve ser feito? Uma solução sábia é instalar um servidor proxy, que irá servi como filtro para rede, através dele configurar os bloqueios necessários, somente deixar o que realmente a empresa precisa para trabalhar. Eu estou estudando o ISA Server, uma programa proxy para essa finalidade.

Você profissional de TI, compartilhe sua experiência, vende seu peixe, estou disposto a compartilhar minhas ideias, pois conhecimento guardado, nunca gera aprendizado.

Um grande Abraço

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!