O mais sábio é o pessimista, ele faz backup”

Sabemos que mesmo com proteção, precisamos ter bastante cuidado com nossos arquivos, mesmo com antivírus atualizado, sempre é bom nos precavermos, o backup periódico é fundamental.


Muita gente acha que dados arquivados em sites como o Google Docs, Gmail, Hotmail, Flickr e WordPress estão seguros. É uma crença até certo ponto justificada, porque é muito mais fácil o disco rígido de seu computador parar de funcionar do que os servidores dessas empresas.


[ad#Adsense1]


Você já pensou nisso:

– Se algum dia, o Google excluísse a sua conta de Gmail sem qualquer tipo de aviso?

– E se todas as suas fotos do Flickr fossem apagadas?

– Seus trabalhos da faculdade e documentos importantes, trabalho de 5 anos ou mais fossem perdidos?

É muito prejuízo…


Depois vem roubo de identidade…

Imagine se um hacker se apropria de sua conta de e-mail e você perde o acesso a todas as mensagens? E os seus dados que estão no disco rígido?

Por isso, ter um “plano B” é a solução. E ela se chama backup. Mas onde e como fazer suas cópias de segurança?

Podemos faz backup através de várias ferramentas disponibilizadas na internet. Para baixar e guardar todas suas mensagens de e-mail no seu computador, o programa MailStore é ótimo, através dele podemos baixar mensagens de qualquer e-mail (Gmail, Yahoo, Hotmail e outros), basta configurarmos o SMTP. Faça o download agora!

MailStore

Para fazer backup das suas contas no Gmail, existe o programa Gmail Backup, muito simples e prático, faça o download.

Gmail Backup

Além disso podemos também salvar nossos arquivos na internet, utilizando os recursos da Cloud Computing (Computação em nuvem). A Cloud Computing é uma tendência que está cada vez mais forte, com muitos serviços – inclusive gratuitos – já disponíveis.


O Backupify é um deles. Gratuito, permite a criação de conta em menos de um minuto. A partir daí, faz o backup automático de suas informações em sites como Twitter, Google Docs, WordPress, Gmail, Facebook, Zoho, Delicious e Flickr.

A McAfee também se adiantou e lançou um serviço de backup online com o foco nas pequenas e médias empresas. Ao contrário do Backupify o serviço da McAfee é pago (R$ 136 por ano) e tem armazenamento ilimitado.

Depois de configurado o serviço, os backups também são executados automaticamente. Para quem se preocupa com a privacidade, a McAfee afima que os dados são armazenados de forma criptografada.

Outro site interessante é o Mozy , que tem como diferencial o aplicativo fornecido. Depois de instalado, detecta automaticamente os arquivos mais importantes do PC que precisam ser salvos, como e-mails, favoritos do navegador, documentos, planilhas, apresentações e fotos.

O Mozy oferece 2GB de espaço para armazenamento gratuito – não é muita coisa, mas ajuda a guardar o que é mais relevante. Se a opção gratuita não for suficiente, é possível escolher a versão paga, que oferece espaço ilimitado por US$ 4,95 por mês.

Lembre-se é sempre importante manter seu computador livre de vírus e programas maliciosos, não adiantaria nada termos backup de tudo, com um computador infectado. Aprenda segurança na internet, veja esses artigos.


Você faz backup dos seus arquivos? Deixe sua opinião! Participe das discussões!

Abraços

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!