Riffle é mais seguro que a rede TOR?

O aluno de MIT Albert Kwon criou uma ferramenta de compartilhamento de arquivos anônimo chamado Riffle que pretende ser mais rápido e mais seguro do que seus concorrentes.

O Riffle utiliza uma combinação de criptografia baseada em Onion, com verificação independente e embaralhamento para assegurar que os dados enviados não sejam comprometidos. Isso permitiria que seus usuários façam download de arquivos ou postem mensagens em serviços como twitter, sem ter que se preocupar que alguém identifique o que eles têm compartilhado ou acessado.

“O caso de uso inicial que nós pensamos era fazer uma rede anônima de compartilhamento de arquivos, onde o receptor final e envio não conhecem uns aos outros”, diz Albert Kwon.

A questão é que espiões oferecem serviços através de uma rede de anonimato, a fim de prender seus usuários – é um problema real. Mas nós também estudamos aplicações como o Twitter, onde você quer anonimamente transmitir suas mensagens para todos. Isso não significa que o Riffle não é vulnerável a ataques, através do qual adversários conseguiriam descobrir quais arquivos os usuários estão baixando. O mesmo não pode ser dito para o serviço de navegação anônima Tor – pesquisadores do MIT mostraram em julho de 2015 que os sites visitados pelos usuários do Tor poderiam ser facilmente descobertos.

Isso parece ótimo! Oferecer ferramentas mais seguras é a chave para ajudar privacidade. Há apenas um problema, o Riffle está limitado à partilha de ficheiros e microblogging enquanto o Tor oferece um serviço muito mais expansivo que protege seus usuários enquanto navegam na web, fazem download de arquivos ou enviam mensagens privadas entre si. O Riffle não pode substituir Tor – tudo o que pode fazer é complementar a ferramenta com seu conjunto de recursos.

“De fato, há alguns objetivos do projeto que são incompatíveis”,disse Kwon TechCrunch .”No entanto, eles também podem ser complementares entre si, aproveitando tanto a segurança do Riffle e o anonimado em grande escala da rede Tor.” Um completa o outro.

Riffle é também limitado a um número relativamente pequeno de servidores. Experiências com o protocolo foram limitados a três servidores, e enquanto a rede TOR foi criada para lidar com  centenas de milhares de usuários.

Cada vez mais pessoas se preocupam com sua privacidade. O Riffle pode eventualmente se tornar um concorrente direto do Tor. Kwon e seus desenvolvedores descrevem que a ferramenta poderia eventualmente permitir seus usuários navegar na web. Mas, por enquanto é apenas uma ferramenta que poderia preencher a necessidade de mais segurança no compartilhamento de arquivos e microblogging.

Na verdade, a combinação das duas tecnologias deveria ser a melhor opção.

GitHub Oficial: https://github.com/kwonalbert/riffle
– Estudo de caso: https://people.csail.mit.edu/devadas/pubs/riffle.pdf

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!