A segurança nossa de cada dia nos dai hoje, bendito seja as informações, protegei-me de todos os crackers.

Em tempos de grandes revoluções, precisamos criar soluções práticas, rápidas e modernas. A segurança das informações das empresas, governo e as suas estão em xeque, é preciso investimento, educação e conscientização, pois com o avanço da tecnologia, se continuar essa onde de ataques cibernéticos, vamos entrar num estado caótico.

Nas empresas que já trabalhei ou prestei consultoria, a maioria não tinha políticas eficazes, nem regras para garantir a segurança dos seus dados, isso é muito alarmante. As empresas pequenas acham que não necessitam investir em segurança, mas estão muito enganadas, as informações gerenciais são primordiais para garantir que a empresa funcione, sem informações para processar suas tarefas e rotinas diárias, as empresas estão fadadas ao fracasso, pense bem nisso.

O que precisa ser entendido é que, ter um posicionamento reativo, com investimento em segurança apenas após uma grande catástrofe, pode causar perdas irreparáveis. A capacidade de prever e evitar riscos, ao invés de, reagir e dar continuidade ao trabalho deve ser uma prioridade das empresas. A área da segurança da informação precisa estar alinhada com o objetivo de negócio da empresa e saber todo o seu funcionamento, o que será feito, os produtos novos que serão lançados, ferramentas e tecnologias que serão usadas, para que o gestor de negócios seja capaz de entender os riscos e, assim, poder controlá-los. A gestão de segurança da informação precisa ser implantada nas empresas, seja ela de qualquer porte, isso é primordial para o sucesso e crescimento.

Os ataques a sites e órgãos públicos estão cada vez mais intensos, isso mostra que é preciso investir em segurança da informação. O último ataque ocorreu no fim de julho, na Câmara Municipal da Uberlândia, que tiveram mais de 200 arquivos PDF divulgados pelo grupo com informações dos gastos e contas do governo municipal. Outras 100 páginas foram alvo do grupo, até sites como do Tribunal Superior de Justiça e DETRAN de Rondônia foram invadidos.

Outros artigos sobre segurança da informação.

Crimes Digitais – É preciso punição!

Será uma guerra cibernética?

Segurança e Internet: Todos devem participar!

 

Quais empresas e órgãos públicos já sofreram ataques?

Presidência da República do Brasil

Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados do Governo Federal

Receita Federal do Brasil

Sega

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

Petrobras

 

Nos últimos meses ocorrem vários outros ataques, os hackers (ou crackers). Segundo informações da mídia, eles possuem o objetivo de divulgar informações sobre corrupção e não roubar dados, mas sabemos que para isso é só um passo.

É preciso incentivar boas práticas de segurança da informação, através de treinamentos nas empresas, conscientização dos colaboradores sobre os problemas que podem ocorrer com a má utilização da internet. As escolas, a família e a sociedade em geral precisam buscar meios de garantir educação para os cidadãos, para que eles saibam desde pequenos que as ferramentas tecnológicas precisam ser utilizadas com cautela, para que no futuro sejam pessoas mais conscientes e prevenidas.

As empresas precisam criar políticas e regras eficientes para garantir que seus ativos de informação estejam seguros, uma política de segurança da informação já é o começo. A contratação de pessoas capacidades é importante também.

Os grupos de hackers (ou crackers) que se dizem responsáveis pelos ataques são:
LuIz Sec Brazil – http://lulzsecbrazil.net/

Anonymous Brasil – http://anonymousregiaoserranarj.tumblr.com/

 

Confira essa entrevista exclusiva com representante do grupo LulzSec Brazil, via @olhardigital

 

Concluindo, é preciso investimento em segurança da informação, antes de qualquer coisa, a segurança tem que estar acima de tudo. Lembre-se disso!

 

Deixe sua opinião? Participe!

Fique atualizado!

Fique atualizado!

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdo exclusivo do blog.

You have Successfully Subscribed!